Concordância nominal

Concordâncias básicas

Dá-se o nome de concordância nominal à concordância – em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) – do adjetivo, pronome adjetivo, artigo e numeral com o substantivo.

Ex.: As minhas duas filhas lindas saíram.
O artigo As, o pronome possessivo adjetivo minhas, o numeral duas e o
adjetivo lindas estão concordando em gênero e número com substantivo filhas.

Vejamos os casos em que um mesmo adjetivo se refere a mais de um substantivo.

1) Adjetivo como adjunto adnominal anteposto a mais de um substantivo:
O adjetivo concorda em gênero e número com o núcleo mais próximo (concordância atrativa), indo ao plural necessariamente apenas quando diante de nomes próprios ou de parentesco.

Ex.: Ela seguia por perigosos becos e vielas.
Ela seguia por perigosas vielas e becos.
Ela seguia por perigoso beco e vielas.
Ela seguia por perigosa viela e becos.
Vi meus queridos sogro e sogra.
Caros João e Maria, cheguei.

2) Adjetivo como adjunto adnominal posposto a mais de um substantivo:
O adjetivo concorda em gênero e número com o núcleo mais próximo (concordância atrativa), ou vai ao plural, no mesmo gênero dos substantivos presentes (se os gêneros são diferentes, a concordância
é feita no masculino).

Principais casos do emprego do acento grave:
Nas locuções femininas de natureza adverbial, prepositiva ou conjuntiva.
Saíram às pressas. (locução adverbial de modo)
Saíram à noite. (locução adverbial de tempo)
Estou à procura de um amor. (locução prepositiva)
Estou à espera de um amor. (locução prepositiva)
À medida que estudo, aprendo. (locução conjuntiva proporcional)
À proporção que estudo, aprendo. (locução conjuntiva proporcional)

Antes da palavra casa quando está seguida de algum elemento 
especificador.
Observe que, nessa situação, o artigo normalmente aparece.
Estou na casa da minha filha. (expressão especificadora)
na: em (preposição pedida pelo verbo) + a (artigo)
Voltei da casa da minha filha. (expressão especificadora)
da: de (preposição pedida pelo verbo) + a (artigo)
Vou à casa da minha filha. (expressão especificadora)
à: a (preposição pedida pelo verbo) + a (artigo)
Compartilhar:
← Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas